Destination Wedding

O que é destination wedding?

O que é Destination Wedding? O termo que tem sido bastante falado ultimamente, é quando os noivos escolhem se casar em uma cidade diferente de onde vivem. O casal opta por um lugar que tenha a ver com a história deles, ou que contenha um belo cenário. Cidades históricas, praianas ou até mesmo a cidade natal são alguns exemplos.

Vantagens do destination wedding  

Casar em outra cidade pode trazer diversas vantagens para o casal. Ao optarem pelo destination wedding, os noivos podem aproveitar o lugar, os convidados e os familiares por mais tempo. Casando em um final de semana, por exemplo, pode ser feita uma recepção no primeiro dia, o casamento no segundo e uma festa de despedida no último dia.


Outra vantagem é especialmente para aqueles que se preocupam com o tamanho da lista de convidados. Ao se casarem em outra cidade, é provável a redução do número de convidados. Espera-se também que a maioria das pessoas presentes na cerimônia serão os amigos mais próximos do casal.


Para os noivos que gostam de aventuras, ou os que amam viajar, é possível até mesmo planejar um programa com todos presentes para conhecer melhor a cidade ou o hotel em que estão hospedados.

Como fazer a escolha perfeita: dicas e inspirações

O primeiro passo para fazer a escolha, é pensar em qual estilo mais os representa, e qual o sonho do casal. Pensar se preferem praia ou montanhas, frio ou calor, dia ou noite, clássico ou rústico etc, são perguntas-chave para chegar até a resposta correta.


Com o estilo escolhido é hora de pensar em todos os detalhes do casamento. Conhecer a estrutura do lugar para a realização da cerimônia pode evitar futuros problemas.


Por ser em outra cidade, as fotos, e, principalmente a filmagem, devem ser bem escolhidas. Sabendo o que esperar da filmagem de casamento, o dia se tornará mais tranquilo, e as recordações, mais belas.


Para isso, é sempre bom se inspirar em casamentos realizados no estilo que querem. Excelente exemplo, é o da Camila e Hugo, que se casaram em Trancoso, Bahia, que inclusive é um dos lugares mais procurados para o destination wedding.

Outro exemplo, é o casamento da
Marcela e Lucas, que escolheram uma belíssima cidade histórica para se casarem: Ouro Preto, Minas Gerais. Mais inspirações sobre destinos encantadores.

Planejamento e orçamento: dúvidas frequentes

Ao decidir o perfil do casamento, é necessário pensar no lugar da cerimônia, e, também, onde os convidados ficarão. É normal surgirem algumas dúvidas sobre destination wedding, mas pode ser mais fácil do que você imagina. Algumas perguntas frequentes:

  • Preciso contratar todos os fornecedores da cidade onde será o casamento?

Não. O ideal é que todos os fornecedores sejam de confiança e possuem a qualidade que seu casamento merece. Como nem todos têm disponibilidade de viajar, é bom procurar indicações de profissionais e empresas que ajudem a organizar todos os detalhes.


Como a cidade não precisa ser um lugar que vocês conheçam, pode ser útil fazer visitas ao local para conferir se tudo é de acordo com o que pretendem, desde o local da cerimônia, até onde os convidados ficarão.

  • Preciso arcar com a viagem de todos os convidados?


Depende. Se seu orçamento permitir e for da vontade do casal, façam. Mas, se não for possível, não tem problema. Precisam apenas avisá-los e podem, inclusive, considerar a ida à cerimônia como o presente do convidado para o casal.  Porém, caso alguém muito importante para vocês não tenha condições de ir, é interessante investir na ida desse convidado.


  • A cidade da cerimônia é sempre a mesma da lua de mel?

Nem sempre. O casal precisa se organizar bem para não ter problemas ao viajar para a lua de mel. Mas, caso a lua de mel seja no mesmo lugar da cerimônia, é mais uma forma de economizar.

  • Com quanto tempo de antecedência deve-se preparar financeiramente?

Desde que começarem a pensar na cerimônia e no que querem, é primordial saber qual valor pode ser investido. Portanto, quanto antes, melhor. Quanto mais tempo tiverem, além de conseguirem economizar uma quantia maior, poderão pesquisar mais e fazer as escolhas com calma.


  • Qual a melhor maneira de chamar os convidados?

Para os casamentos tradicionais, o tempo de entrega do convite é normalmente um mês antes da cerimônia. Porém, como no destination wedding a família e amigos precisam se preparar para uma viagem, o aconselhável é que se faça um “save the date”, que funciona como um lembrete do casamento a ser encaminhado antes do convite oficial. Este pode ser entregue entre 8 a 6 meses de antecedência.


Mas, como organização nunca é demais, quanto antes, melhor! Se o casamento for daqui 1 ou 2 anos e já tiverem as informações sobre a cerimônia, vocês só ganham em informar aos convidados com tanta antecedência. Assim, eles têm mais chances de se prepararem para viajarem.


Levando em conta o lugar, caso o casal não possa arcar com todos os gastos, não tenha vergonha em informar que a viagem pode ser o presente dos convidados para os noivos. Afinal, se organizar para ter condições financeiras e tempo para prestigiar os noivos em outra cidade, é sinal de muita consideração por essa nova união.

Autor


Avatar

Você talvez se interesse também por estas postagens